top of page

O que é um Projeto de Arquitetura de Franquia ?

Arquitetura de franquia: a experiência em desenvolver projetos únicos, criando uma rede de centenas de lojas, com a mesma identidade.



Um dos principais aspectos que caracterizam as redes de franquia é a padronização. As unidades franqueadas devem seguir as recomendações determinadas pela franqueadora, a fim de manter o mesmo padrão estético e estrutura característicos da marca.


O projeto arquitetônico está intrinsecamente conectado com a proposta da marca e com seu posicionamento no mercado. Todos os detalhes devem ser planejados, desde as cores da marca à disposição dos pontos de venda, para que o consumidor facilmente faça a associação do local com a marca. A arquitetura e a estrutura da loja ou clínica auxiliam a construir a experiência do cliente com o produto ou serviço.


“Arquitetura de franquia, cria espaços e vai além, monta um padrão que possa ser aplicado em ambientes distintos e em todos os estados, com mais assertividade para a replicação em rede.”

Além da aplicação da marca, decoração e cores da unidade franqueada, o padrão de projeto de franquia inclui todos os aspectos que influenciam a construção do espaço.


Deve estar especificado no manual o tipo de imóvel a ser escolhido, com dimensões médias para aplicação do projeto, materiais utilizados e homologação de fornecedores, para que a qualidade do material seja padrão em todas as lojas.

Mais do que uma função estética, o projeto tem também um papel importante na operação da franquia. Construído a partir do know-how e da experiência da franqueadora, o projeto é construído para facilitar o dia a dia e, inclusive, economizar tempo, matéria-prima e mão-de obra.

A Pissato Arquitetura realiza também um estudo sobre o comportamento do consumidor dentro da unidade, seu perfil e suas necessidades. Tudo isso para tornar a loja mais adequada ao público-alvo e mais propícia a vendas.

Há um diferente projeto arquitetônico para cada modelo de loja. Isso vale, por exemplo, para redes que possuem modelos de lojas de rua, loja de shopping, quiosques, container, etc. Toda essa definição é importante, também, para estimar os custos de implantação de uma unidade.

A Pissato Arquitetura possui profissionais qualificados para o acompanhamento e desenvolvimento de todo processo de padronização arquitetônica da rede. Isso é importante porque, dependendo do ponto escolhido para implantação da unidade, como por exemplo uma loja de shopping center que deve ser consideradas as exigências específicas de cada shopping, além das exigências municipais, estaduais e federais.

Para o aprimoramento desses processos de padronização, é importante que a franqueadora tenha uma unidade piloto, servirá como uma unidade modelo, para que o potencial franqueado visite a unidade e conheça os detalhes do empreendimento. Geralmente chamada de Flag Ship da rede.

A franqueadora deve contar com o profissionalismo da Pissato Arquitetura, que possui experiência na atuação com franquias e franqueadores.


Tem perguntas adicionais sobre ARQUITETURA ?

Entre em contato, nós podemos ajuda-lo!


bottom of page