FORMATAÇÃO DE PROJETOS PARA FRANQUIAS

Aliando a força da marca com a presença forte da Imagem arquitetônica.



As franquias vêm se mostrando uma opção com benefícios tanto para o franqueador — que pode expandir sem precisar cuidar dos detalhes de cada negócio — quanto para o franqueado — que tem a oportunidade de ter um empreendimento de uma marca já conhecida e com processos já existentes.

Mas, na hora de fazer a formatação de projetos para franquias, é preciso ter um cuidado especial para que a imagem da marca seja mantida entre as unidades franqueadas.

Como a arquitetura deve ser trabalhada para o sucesso em franquias.


POR QUE ARQUITETURA E MARCA DEVEM SER ALIADAS NA FORMATAÇÃO DE PROJETOS PARA FRANQUIAS?


A elaboração arquitetônica da marca deve ser feita durante o processo de formatação da franquia.

A elaboração arquitetônica da marca deve ser feita durante o processo de formatação da franquia. Isso porque o planejamento já deve contemplar de que forma a imagem da marca será transmitida por meio da comunicação visual da loja física.

Dessa forma, a empresa consegue definir logo de início todos os padrões visuais, materiais, projeção de custos para a montagem de uma franquia, especificações necessárias para o projeto, etc. No momento da venda de uma unidade é importante que o franqueado saiba dos custos envolvidos e entender o padrão da marca logo na primeira etapa..


QUAL A RELAÇÃO ENTRE ARQUITETURA E MARCA?


A identidade da marca é fundamental para o sucesso e crescimento de uma empresa. E isso não é diferente no sistema de franchising.

A marca e a arquitetura caminham juntas, de maneira a uma complementar a outra. A estratégia da marca, deve guiar o projeto arquitetônico, mostrando de maneira clara e padronizada a identidade da marca e seus valores.

Isso quer dizer que o cliente, ao se deparar com o layout, com as cores, com os materiais e com todo o trabalho visual da franquia, deve identificar de imediato que aquele local pertence à determinada marca.

Todo esse processo de percepção, identificação e reconhecimento de marca gera valor agregado na mente do consumidor e resulta em mais vendas para as lojas. As pessoas têm preferência por ambientes visualmente agradáveis e de acordo com seu estilo.


QUAL A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO PARA UMA IMAGEM CONSOLIDADA?


“Faça da sua marca uma expressão de seu potencial.”

Se é importante que haja um reconhecimento de marca por parte do comprador, então a padronização é peça essencial em qualquer projeto arquitetônico para franquias.

Imagine, por exemplo, redes de fast-food ou de cosméticos. Elas são facilmente reconhecidas, mesmo estando ao lado de várias outras concorrentes. Isso ocorre por conta do trabalho bem executado da Arquitetura de padronização, que mantém o mesmo padrão em todas as unidades franqueadas de uma mesma marca.

Padronizar significa igualar, ou seja, manter cores, disposição de mobiliário, estilo de fachada, comunicação visual, etc.

Por isso, o processo de formatação para projetos de franquias deve contemplar os projetos arquitetônicos, devidamente alinhados com as estratégias de marca e da identidade visual. Lembre-se de que uma franquia de sucesso precisa de uma marca forte, com padrões estabelecidos e reconhecimento por parte do cliente.


Caso queira transformar seu negócio em franquia, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.


Tem perguntas adicionais sobre ARQUITETURA ?

Entre em contato, nós podemos ajuda-lo!