top of page

Passo a passo da Arquitetura de Franquia

Criamos um passo a passo, para facilitar a compreensão da jornada do franchising.



A Pissato Arquitetura é uma empresa de arquitetura com mais de 25 anos de experiência na área de franquias e atende empresas de diferentes áreas neste setor.


Arquitetura de franquia, um braço da Arquitetura propriamente dita, onde seu principal objetivo é criar um projeto de arquitetura para que o imóvel escolhido seja fiel aos padrões e perfis da marca franqueadora.”

Todo desenvolvimento visa criar uma ligação direta entre o usuário e a franquia, fortalecendo sua imagem no mercado. Seu objetivo é criara mesma apresentação visual entre as diferentes unidades fazendo com que cada uma delas converse entre si e crie um mesmo conceito visual global.

Cada projeto é desenvolvido com rigor absoluto à diretriz que a franqueador buscou para sua marca.

Antes do efetivo inicio de nossos trabalhos existem etapas importantes a serem efetuadas, são elas:


Confirmação de permissão de uso, Autorização da franqueadora e Liberação do imóvel. Destacamos cada um deles:

· Levantamento de permissão de uso do imóvel para o uso que se destina junto aos órgãos competentes. Ao buscar um imóvel não esqueça de verificar o zoneamento que o imóvel pertence junto a prefeitura da cidade. Os dados para a consulta aparecem na folha de rosto do carnê do IPTU do imóvel. Neste momento é importante que seja consultado se o imóvel esta regular junto a Prefeitura ou não. Caso esteja irregular a expedição do alvará poderá ser comprometida e essa informação deverá ser analisada pelo franqueado, junto com a franqueadora muito critério, evitando gastos e processos para sua regularização.

· Alguns serviços têm obrigatoriedade, conforme lei federal em vigor, de acessibilidade ao imóvel de pessoas com dificuldades de locomoção, seja por rampa, elevador ou plataforma. A Pissato Arquitetura poderá ajuda-lo analisando a possibilidade de adaptação.

· Aprovação do imóvel junto à franqueadora. A franqueadora deve analisar e aprovar o imóvel antecipadamente, ela leva em consideração vários itens o principal deles se este é compatível com seus critérios e direcionamentos.

· Assinatura do contrato de locação ou compra do imóvel.

Iniciar o processo de projeto de franquia sem essas etapas iniciais completadas pode encarecer o processo, isso evita retrabalhos e novos custos de levantamento e deslocamentos. Podemos auxilia-lo nesta etapa, caso sua Franquia não possua pessoal para auxilia-lo.

Após as etapas iniciais serem completadas iniciamos o Projeto, dividido em:

· Preenchimento de Ficha Cadastral;

· Visita ao imóvel e levantamento cadastral;

· Desenvolvimento de Projeto Preliminar;

· Desenvolvimento de Projetos Complementares;

· Desenvolvimento do Projeto Executivo.

Abaixo detalhes sobre cada um dos itens acima:

· Preenchimento de Ficha Cadastral;

A ficha cadastral é de extrema importância para o início dos trabalhos. Utilizamos sistema na nuvem para troca de projetos e informações que é acompanhado virtualmente pelo Franqueado e pelo Franqueador. Com o preenchimento da ficha Cadastral preenchida inicia-se todo o processo.

· Visita ao imóvel e levantamento cadastral;

Nesta etapa o imóvel já deve estar corretamente liberado para levantamento de medidas. Será executado levantamento técnico in loco de todas as medidas e instalações físicas do imóvel, levantamento fotográfico do imóvel e do seu entorno. Caso o franqueado possa acompanhar o levantamento ele poderá neste momento informar suas ideias sobre a unidade, que poderão ser utilizadas para a execução do projeto. Nossa grande experiência em desenvolvimento de projetos de franquia, conseguimos efetuar seu projeto remotamente, possuímos parcerias com profissionais ao longo de todo Brasil, que seguem nossos rigorosos padrões para o desenvolvimento desta etapa, sendo esta opção a sua escolha, ela será mais rápida e evitará custos de deslocamento.

· Desenvolvimento de Projeto Preliminar;

Após o levantamento do imóvel em mãos, é feita uma adequação dos itens da franquia para com a realidade física do imóvel. O projeto é enviado à franqueadora para aprovação. Assim que o projeto é aprovado pela franqueadora este é enviado para o franqueado para aprovação. Caso haja alterações ela são feitas de maneira rápida e da melhor forma possível. Assim que totalmente aprovado é iniciada as perspectivas e iniciada a próxima fase.

· Desenvolvimento de Projeto Complementares

Nossa experiência garante o menor custo de investimento em projetos para nossos clientes, sempre levamos em conta as necessidades técnicas para desenvolver nossos projetos. Caso seja necessário nossos parceiros desenvolvem: Projetos de combate à incêndio, Projeto Estrutural, Projeto de elétrica, Projeto de Hidráulica, Projeto de Ar Condicionado.

· Desenvolvimento de Projeto Executivo.

Após a etapa anterior ser completada é desenvolvido o Projeto Executivo, que contém informações para a execução do projeto por construtora ou profissional habilitado. O projeto é disponibilizado eletronicamente via sistema para o Franqueado e para quem por esse for indicado.

· Obra

Nosso projeto tem as informações necessárias para ser executado por uma construtora habilitada. Faremos visitas técnicas periódicas para orientações e confirmação que o projeto esta sendo seguido.


Tem perguntas adicionais sobre ARQUITETURA ?

Entre em contato, nós podemos ajuda-lo!

bottom of page